Breaking News
recent

Meteorológica prevê altas temperaturas em Boa Hora. Confira a previsão e algumas dicas de saúde.


Redobre os cuidados em dias de altas temperaturas.

Medidas simples podem evitar o mal-estar gerado pelas altas temperaturas da estação mais quente do ano. Confira as dicas.

Os recordes de temperatura que têm ocorrido neste verão exigem alguns cuidados para evitar o mal-estar que acompanha os dias de muito calor. Com medidas simples como aumentar a ingestão de líquidos, praticar exercícios físicos, vestir roupas leves e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos pesados é possível minimizar os problemas ocasionados pelo exageros térmicos da estação mais quente do ano. Confira as dicas do clínico-geral Francisco Manassés, médico do Hospital Nossa Senhora das Graças.
Confira a previsão nesta segunda e terça feira.

Informações do Clima Tempo.
Água- O médico explica que é essencial evitar a desidratação - problema comum nessa época do ano, principalmente em crianças, e que pode até levar à morte. Para isso, é preciso beber água. Sucos de frutas e água de coco também valem.

Alimentação - Além disso, o cuidado especial com o que se come pode até diminuir o calor. Os veranistas precisam optar por alimentos leves - como saladas, frutas, verduras e carne branca. Isso porque alimentos calóricos, como carne vermelhas e doces, aumentam o calor do corpo. “Com as altas temperaturas, os alimentos pesados também retardam o processo digestivo e isso pode ocasionar problemas estomacais”, explica o médico.


Higiene - Outra medida essencial é redobrar atenção quanto à higienização das mãos e à conservação dos alimentos, para evitar gastroenterites. Elas causam diarreia, vômito, náuseas, entre outros sintomas. O mesmo cuidado se deve ter na escolha do local para as refeições. É preciso observar a higiene do estabelecimento, se os alimentos estão refrigerados, a limpeza dos utensílios e dos banheiros, entre outras atitudes preventivas.

Roupas - Os veranistas também não podem esquecer de usar vestimentas leves, confortáveis e de cores claras. A orientação de Manassés é para evitar sapatos fechados e tecidos como o jeans. Já os homens que precisam trabalhar com trajes sociais, devem ao menos deixar de lado o paletó. “As pessoas precisam ajudar o organismo a perder o calor excessivo”, afirma. Também é recomendável a utilização de bonés, chapéus e óculos de sol.

Exercícios - Há também a questão da prática de atividades físicas. Quem ainda não faz nenhuma, deve começar de forma leve e, preferencialmente, após ter consultado um médico e com a orientação de um profissional da área de Educação Física. Já aqueles que têm esse hábito, precisam fazer o exercício antes das 10 horas e após as 18 horas, para diminuir o desgaste do corpo.

Pele - Não se pode esquecer de utilizar protetor solar. Para evitar o sol, também vale caminhar pelos locais em que há sombra.

Refresco - Outra dica para enfrentar o tempo quente é lavar o rosto várias vezes ao dia para diminuir o calor.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.