Breaking News
recent

Ranking do MPF avalia com nota zero transparência na gestão do ex-prefeito Zé Resende

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou em junho de 2016 a segunda classificação nacional dos portais da transparência de estados e municípios brasileiros, conhecida como Ranking Nacional da Transparência. O projeto, de autoria da Câmara de Combate à Corrupção, avaliou portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. 

Houve uma evolução do índice geral que passou de 3,92 para 5,15. O Piauí obteve uma melhora significativa em relação à primeira avaliação, ocorrida entre setembro e outubro de 2015.

Na segunda avaliação, realizada entre 11 de abril e 25 de maio, os governos municipais tiveram um incremento de 373% no Índice Nacional de Transparência, saltando de 0,88 para 4,16.

Durante a primeira avaliação o ranking classificou com nota 0,00 o município de Boa Hora, tendo como gestor municipal na época José Araújo Resende. 

No segundo ranking o município não evolui em relação a transparência na gestão pública municipal, novamente sendo avaliado com nota 0,00.


De acordo com os dados do Ranking do MPF, quatro municípios piauienses obtiveram a nota máxima na segunda avaliação: Esperantina, Parnaíba, Piracuruca e São Lourenço do Piauí. O último município apresentou o resultado mais expressivo, saltou de zero, por não possuir sequer o portal, para a nota 10.

Os critérios de fiscalização utilizados pelo Ministério Público Federal para avaliar os portais de transparência dos entes municipais e estaduais, em todo o país, foram adotados pelos diversos órgãos de controle da Administração Pública do Estado do Piauí. A decisão foi tomada, à unanimidade, pelo plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí na sessão do dia 10 de março, atendendo à proposição do Ministério Público de Contas no estado.
Acesse o ranking: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/arquivos-pdf/ranking-2a-avaliacao-pi.pdf

Fonte: Ranking do Ministério Público Federal no Piauí.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.