Breaking News
recent

DIÁRIO DE BARRAS: Voa Piauí - Do Litoral à Serra da Capivara


O projeto "Voa Piauí - Do Litoral à Serra da Capivara", responsável pela ponte aérea ligando Teresina às cidades de Picos e São Raimundo Nonato. O trajeto até Picos dura apenas uma hora. O mesmo tempo de duração é registrado no entre a capital do mel e o Berço do Homem Americano.



Dona Maria das Graças Leite não tem medo do novo. Aos 65 anos, a aposentada foi uma das primeiras passageiras do voo comercial que faz linha entre Teresina e São Raimundo Nonato, com escala em Picos. Acompanhada da filha, a estudante Katia Geane Lima (37), Dona Maria das Graças faz o trajeto Picos – Teresina quinzenalmente para tratar de questões de saúde. Desde a última segunda-feira (13), a aposentada trocou as 6 horas de viagem de ônibus pela agilidade do avião. “O voo é bastante tranquilo. Besta é quem não for”, diz sorridente.



Consultas feitas, exames realizados. Hora de voltar pra casa. “Voltando por cima do rastro”, às 8h da quinta-feira (16), elas embarcavam na mesma aeronave que as trouxeram, a Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.
Com destino a São Raimundo Nonato, um potiguar, que trabalha no Rio de Janeiro e adotou São Raimundo como casa. Há dois anos, com a aprovação da esposa para um concurso público para a terra da Serra da Capivara, Edmo das Virgens, engenheiro de uma plataforma de petróleo na capital fluminense, após tanto vagar por grandes cidades do país estabeleceu o sertão piauiense como casa. “São Raimundo Nonato é uma cidade muito tranquila de se morar. Mais pra frente, com o desenvolvimento do setor de serviços do município (bares, restaurantes, shoppings), eu não vou precisar me deslocar para lugar nenhum. A cidade se tornará autossuficiente”, vislumbra.
Edmo chegou em Teresina na tarde do dia anterior ao voo e pernoitou na capital, desviando de sua rota usual, quando vem do Rio de Janeiro para Petrolina, em Pernambuco, e segue de carro para SRN. Apesar do desgaste da viagem, o engenheiro se diz entusiasmado com a possibilidade de voos diretos para o município.
“Eu, talvez, seja o maior entusiasta disso aqui (o voo). Torço muito para que dê certo. É importante pra região. É claro que são necessários ajustes nos horários, principalmente para viabilizar a conexão de turistas que vem de fora. Poderia ter feito meu caminho habitual, de avião até Petrolina e o restante do caminho de carro, mas preferi ver a novidade. Estou aqui de curioso”, ele ri.
O voo, que percorre os mais de 430 km que ligam Teresina a são Raimundo Nonato se dá de forma tranquila. O receio inicial sobre a estabilidade da aeronave, devido ao seu tamanho, logo é substituído por uma bela vista, já que o avião voa em uma altitude menor do que as grandes aeronaves dos voos comerciais. “O Grand Caravan é um avião bastante seguro. É o único monomotor do mundo homologado para transportar pessoas, graças a essa autonomia, versatilidade e segurança que ele possui”, destaca o piloto da aeronave, Francisco Ribeiro.

"Voa Piauí - Do Litoral à Serra da Capivara"
Os voos para Picos e São Raimundo Nonato saem de Teresina às segundas e quintas-feiras, às 8h, e retornam no mesmo dia, saindo de São Raimundo Nonato às 14h40. Nas sextas-feiras, a aeronave sai de Teresina com destino a Parnaíba, às 13 h, retornando para a capital no domingo, às 16h45. O voo para o litoral tem uma hora e cinco minutos de duração. Os passageiros devem seguir a mesma rotina de embarque de outras empresas. Cada passageiro tem direito a 10 kg de bagagem despachada e 5 kg de bagagem de mão. As passagens são vendidas no site das empresas Tw Fly (twfly.com.br) e Piquiatuba (piquiatuba.com.br), onde os clientes encontram preços promocionais e ainda podem parcelar a compra no cartão de crédito.

Fonte: Governo do Piauí

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.